Imagem capa - Como fazer Home-office com os filhos em casa ? por Studio Mila Werneck
Dicas de Maternidade

Como fazer Home-office com os filhos em casa ?



Organizar o tempo e manter a rotina são aliados para os pais que estão trabalhando em casa.


5 Dicas para te ajudar




Quem é mãe e pai sabe que trabalhar com as crianças em casa não é tarefa fácil. Isso porque, além das demandas profissionais, é preciso atender os pequenos, que, dependendo da idade, não compreendem quando os adultos estão ocupados. Na atual circunstância, muitas empresas adotaram o regime de home-office e as aulas estão suspensas, então é preciso organização e criatividade para manter o equilíbrio.

Além de propor atividades lúdicas para ocupar parte do tempo das crianças, como pintura, jogos de tabuleiro e atividades ao ar livre, é importante lembrar que neste período serão realizadas aulas online para continuar o trabalho iniciado em sala. A rotina de estudos pode ser mantida no mesmo horário das aulas presenciais, assim todos fazem atividades ao mesmo tempo, e os pais podem ajudar caso surgirem dúvidas.

Garantir horários de descanso e convivência familiar também é essencial para conseguir um equilíbrio no cotidiano. 

Confira abaixo algumas dicas para conciliar o home-office com as atividades de apoio aos filhos:

1- Organize os espaços
Deixar dispositivos preparados com internet, som e microfone para quando alguma atividade escolar for solicitada, não perder tempo para realizá-las. Também é preciso organizar livros, cadernos, estojos e papel para os registros necessários.

2- Não esqueça do seu lazer
Atividades físicas que podem ser feitas em casa, como meditação, e outras práticas como ler e assistir a filmes são ótimas opções para promover momentos de alegria e descontração. Além de contribuir para a saúde física e mental, ajuda a tornar os momentos ociosos mais prazerosos.

3- Estabeleça horários
Quando se trabalha em casa, não há horários definidos. Mesmo assim é essencial determinar quando começar, pausar para almoçar e encerrar. Neste sentido, ter uma agenda em mãos pode ajudar a gerenciar os compromissos e tarefas diárias.

4- Mantenha rituais
Tirar o pijama e se ajeitar como se estivesse saindo para trabalhar pode ajudar a organizar o expediente. Atitudes como essa facilitam a reservar o tempo necessário para trabalhar, sem se envolver com outras questões da casa.

5- Dê atenção para o filho
Organizando os horários, fica mais fácil de separar um tempo para se dedicar às crianças. Com as tarefas profissionais concluídas, é a hora de aproveitar o final da tarde para uma brincadeira em casa ou até mesmo preparar um lanche em conjunto.

 



Me diga como esta fazendo em sua casa ?